header

Exposição Itinerante - O Navio Negreiro


Exposição

Sexta-feira 9 de Março de 2018 Domingo 18 de Março de 2018 evento passado

Das 09:00 às 19:00

Centro de Cultura - Rua XV de Novembro - Paquetá - Porto Seguro mapa do local



O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculada a Secretária de Cultura, fará o lançamento na quinta-feira (09), às 19h, da Exposição Itinerante Navio Negreiro - Castro Alves e Hansen Bahia, no Teatro Castro Alves. A exposição tem a curadoria de Ayrson Heráclico, e apresenta obras de Hansen Bahia, inspiradas pelo poema Navio Negreiro de Castro Alves. A exposição correrá mais 12 cidades do estado da Bahia.

Em abril de 1868, o poeta baiano Castro Alves escreveu um dos seus principais poemas abolicionista: O navio negreiro. A obra descreve imagens de violência contra os africanos subjugados de escravos e protestava contra a desumanidade da condição escrava, denunciando o horror da travessia atlântica nos porões dos navios. Em 1959, o artista alemão, Karl Heinz Hansen criou uma série de gravuras sobre a obra de Castro Alves, intitulada ?Caminho das Lágrimas?. Nessa obra de Hansen, ele apresenta a dor e o flagelo dos africanos no Atlântico. O artista compadece do sofrimento negro, com uma corporeidade dramática de quem enfrentou o holocausto nazista.

Segundo o curador da exposição Ayrson Heráclito, o objetivo dessa exposição itinerante é relembrar o encontro entre dois grandes artistas que mesmo vivendo épocas distintas, se uniram pela dor. ?nunca esqueçamos o quanto foi, e é, perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo? afirmou Heráclito.
No dia 13 e 14 pela manhã os alunos do colégio Manoel Novaes participarão de uma oficina e por isso, a visitação para a exposição acontecerá pela tarde a partir das 12 até às 18hs.

Mais informações: www.cultura.ba.gov.br/2017/11/14594/TCA-recebe-Exposicao-Itinerante-Navio-Negreiro.html

Cartaz   Centro de Cultura - Rua XV de Novembro - Paquetá, Do dia 9 ao dia 18/3/2018

Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Seja indulgente, a webmaster tenta o melhor para se manter informada...
... então se você souber de qualquer coisa a mais acontecendo na região da Costa do Descobrimento
(de Belmonte a Caraíva), não hesite em cadastrar-la na agenda (é gratuito!)

Agenda completo

Buscar na agenda

Há 18 pessoas navegando neste site no momento...

PARANGOLÉ no Axé Moi

Venda de ingressos para Show de Parangolé no Axé Moi

Dia 19 de abril, o Complexo de Lazer Axé Moi em Porto Seguro, traz para você o super show da Banda Parangolé

A partir das 22 horas.
Praia, música, festa é no Complexo de Lazer Axé Moi. Além do show, teremos animadores exclusivos e nossa Cia de Dança Axé Moi! Seu feriado mais animado e feliz! Não perca a oportunidade de curtir essa superfesta!
Adquira já seu ingresso: clique aqui!

SAIBA MAIS

Espaço Sparvati

Espaço Sparvati

Casa de luxo para hospedagem e eventos.

Luxuosa casa em Vale Verde (distrito de Porto Seguro) com jardim tropical exuberante de 13.000m², oferecendo a melhor privacidade para você e sua família. Piscina com jacuzzi, cascatas & iluminação. Sala de fitness, salão de jogos.
Um ambiente romântico e tranquilo, sendo um dos mais belos locais da região, com sua vista panorâmica extraordinaria !
www.sparvati.com
73 99948-6464


Este anúncio foi visto 1'584'525 vezes
desde o dia 6/12/2019
anuncie aqui !